Críticas do 9º dia do Festival de Veneza 2026

NAZA (Yuval Abraham e Rachel Szor)

“A questão de como uma sociedade que se apegou à sua condição de vítima durante a Segunda Guerra Mundial pode, com tanta disposição, recriar essas mesmas condições é respondida em ‘NAZA’ com uma franqueza desconcertante, por meio das contradições repulsivas de seus muitos personagens, cujas órbitas você nunca tem permissão para abandonar. A maneira como eles compartimentalizam suas próprias ações e sua visão de mundo é, para o bem ou para o mal, um aspecto fundamental da história humana. Apesar de boa parte das imagens estar mergulhada em silhuetas, Szor e Abraham iluminam os males banais a partir da escuridão onde eles residem.“

IndieWire (100/100)

“Um retrato cativante que lança luz sobre o conflito horrendo em Gaza, com perspectivas que detalham um sistema perturbador de administração da carnificina. Os entrevistados fornecem informações reveladoras sobre práticas assustadoras, enquanto a realização ajuda a enfatizar o comentário temático sobre a desconexão entre diferentes níveis de humanidade. É uma mensagem importante, transmitida de maneira envolvente.“

Next Best Picture (90/100)

“É muito mais do que um simples documentário jornalístico. O filme transmite sua mensagem explosiva de maneira profundamente cinematográfica e estilizada. As entrevistas, realizadas sob a proteção da noite, assumem um caráter ritualístico e confessional. Elas são editadas e organizadas de modo a criar uma série de capítulos que aumentam gradualmente o choque, mas também estabelecem uma série de ecos internos.“

Screen Daily

“É difícil descrever todos os sentimentos provocados por um filme como ‘NAZA’, de Yuval Abraham e Rachel Szor. Indignação, certamente. Revolta também. E, sem dúvida, um profundo sentimento de repulsa pelo atual governo israelense e por seu primeiro-ministro, Bibi Netanyahu. ‘NAZA’ foi concebido para ser intolerável, mas também para afirmar uma verdade que muitos ainda não querem reconhecer, especialmente nestes tempos de divisão e de fatos cada vez mais distorcidos.“

The Hollywood Reporter

“Há falhas: as entrevistas foram realizadas sob a condição de anonimato, mas, se ninguém pode ser convencido a colocar seu nome e rosto em suas palavras (e, é claro, isso é extremamente perigoso), o impacto do filme como testemunho é reduzido. Ainda assim, o filme lança uma luz perturbadora sobre o que está acontecendo agora em Gaza.“

The Guardian (80/100)

One Minute to Midnight (Nicolas Pariser)

“Um filme sobre um homem que faz muitas perguntas, tanto a si mesmo quanto ao grupo de velhos amigos e amantes que reencontra durante uma breve estadia em Paris, perguntando-se em voz alta quem ele foi um dia e quem, para o bem ou para o mal, se tornou. Charmoso, melancólico e um tanto parisiense demais, o filme às vezes parece uma obra de Eric Rohmer atualizada para uma era de acerto de contas com o #MeToo e de turbulência política, salpicada com um pouco do humor urbano à la Woody Allen.“

The Hollywood Reporter

“Embora não reinvente a roda das comédias dramáticas românticas francesas, é um sopro de ar fresco ao introduzir questões relacionadas à política de gênero no gênero da comédia dramática romântica burguesa sem menosprezar as perspectivas modernas, ao mesmo tempo que questiona a cultura benignamente tóxica do início dos anos 2000. O filme transita entre o antiquado e o novo, nem sempre com sucesso, mas com uma sinceridade admirável.“

ICS (70/100)

““Que vida você viveu?” Um estranho e fascinante período nebuloso que um homem prestes a completar cinquenta anos usa para revisitar antigos conhecidos que estão fora de sua vida há mais de vinte anos é o foco do singular e cativante filme de Nicolas Pariser. O longa acompanha uma semana de andanças e conversas pelas ruas de Paris que gradualmente se transforma em uma investigação sobre o próprio eu, sobretudo por meio da evolução das relações amorosas entre mulheres e homens e da trajetória dos “intelectuais precários” em uma sociedade de clima político nocivo.“

Cineuropa


VEJA TAMBÉM