DAU (Ilya Khrzhanovsky)
“É um filme insano, assustador e perturbador que, de alguma forma, convence você de que Landau está no centro sulfuroso da tirania soviética. Como é possível que essa figura tenha gerado, e continue gerando, esse fenômeno gigantesco, proliferante, multiplataforma e multimídia, tão bizarro, tão distante do que consideramos as regras comerciais estabelecidas para qualquer obra de arte, que ainda é difícil acreditar que ele realmente exista? Que enigma ele é – e que aventura.“
The Guardian (100/100)
“Após 20 anos, o “o set de filmagem que devorou a si mesmo” finalmente regurgita sua forma suprema: uma cinebiografia cacofônica e repetitiva sobre o físico soviético de origem grega Lev Landau. O longa de três horas e meia é, na verdade, o 14º filme do gênero, ao lado de várias séries e outras instalações, extraído da gigantesca megaprodução do diretor Ilya Khrzhanovsky, cujo espaço totalmente funcional, ambientado na Moscou de meados do século XX, funcionava dia e noite durante anos a fio. Como projeto artístico imersivo cercado por acusações de abusos, a história de sua produção é notória e mórbida de tão fascinante. Como filme, porém, está mais para um fracasso do que para a Tsar Bomba.“
IndieWire (50/100)
“Performances intensas e uma escrita rica e cheia de camadas fazem de ‘Dau’ um filme incrivelmente imersivo, no qual o espectador pode facilmente se perder, mesmo com suas ambiciosas três horas de duração. O roteiro usa essa história grandiosa para explorar questões cruciais sobre ciência, política e a relação entre ambas. No entanto, o roteiro frequentemente parece não saber qual é a melhor maneira de desenvolver suas ideias fascinantes, resultando em uma história que depende excessivamente da exposição em seu primeiro ato e se arrasta até uma conclusão decepcionante.“
Next Best Picture (70/100)
“Houve controvérsias em torno do tratamento dado ao elenco durante as filmagens, mas parece que o projeto se tornou vítima de sua própria mistura entre realidade e ficção, ou de seu próprio marketing. O que resta não é uma experiência confortável, mas um cinema vital e envolvente, ambicioso em escala e intransigente em sua visão. E, como retrato de um regime autoritário no qual o poder se manifesta das formas mais vis e desumanas, o filme carrega uma urgência assustadoramente contemporânea.“
Time Out (100/100)
“Este filme expande os filmes anteriores de ‘Dau’ de maneira imponente e exuberantemente espetacular. Ao chegar a Veneza, é provável que tenha tantos detratores quanto admiradores, mas é uma obra de ambição desmedida, que exala o tipo de loucura autoral sem limites raramente vista no cinema narrativo atual, com ecos de von Trier, Kubrick e do falecido visionário russo Alexei Guerman. Sai-se de ‘Dau’ atordoado, exausto, eufórico, enfurecido ou perplexo, mas inevitavelmente afetado.“
Screen Daily
“Os paralelos perturbadores entre nossos tempos turbulentos e a época de ‘Dau’ não passarão despercebidos por ninguém que assista a este grande filme. Entre os muitos pensamentos que vêm à mente depois de assistir ao que é apenas uma pequena parte de uma gigantesca empreitada criativa, o que mais se destaca é como o sonho insano de Khrzhanovsky de romper as barreiras entre ficção e realidade, passado e presente, ciência e opressão patrocinada pelo Estado, filmes e produção cinematográfica acabou se concretizando de maneiras que talvez nem o próprio diretor pudesse ter imaginado. Ele fez ‘Dau’ e, agora, todos nós vivemos nele.“
The Hollywood Reporter

A Good Little Soldier (Stéphane Brizé)
“O poeta americano Robert Frost escreveu certa vez que “trabalhando fielmente oito horas por dia, você pode acabar se tornando chefe e trabalhando doze horas por dia”. A poderosa e contundente denúncia de Stéphane Brizé sobre a tóxica cultura corporativa do ambiente de trabalho atual sugere que, em comparação com os dias de hoje, aqueles eram os bons e velhos tempos. O filme é ancorado pela magnética atuação de Alba Rohrwacher como uma executiva de RH sob intensa pressão e equilibra um drama de tensão crescente com uma rica veia de comédia.“
Screen Daily
“Alba Rohrwacher oferece uma atuação marcante, fascinante pela forma como equilibra uma ampla gama de emoções. A representação da necessidade de navegar por essa cultura tóxica no ambiente de trabalho é um retrato convincente. O restante do elenco também apresenta boas atuações. A direção frequentemente recorre a recursos estilísticos que distraem e não são particularmente eficazes. O comentário temático é relativamente superficial.“
Next Best Picture (60/100)
“Não há um único momento no morno drama sobre o ambiente de trabalho de Brizé, em que Carla, interpretada por Alba Rohrwacher, não esteja trabalhando, a caminho do escritório ou em uma cafeteria na esquina de onde poderia voltar correndo. Como sugere o título, Carla não apenas suporta as exigências desmedidas que seu trabalho impõe ao seu tempo, à sua energia e à sua alma, mas é uma workaholic por escolha: alguém que voluntariamente se despojou de personalidade e independência, tal qual o elegante e impessoal espaço comercial onde a história se desenrola. Infelizmente, o filme também poderia usar um pouco mais de força para tirá-lo da morna crítica anticorporativa que toma como algo novo.“
Variety
“O filme é tenso, realista e conduzido por atuações convincentes, mas também é um tanto esquemático e didático, martelando uma mensagem já conhecida sobre pessoas esmagadas pelo peso do valor para os acionistas até que reste pouquíssima vida dentro delas.“
The Hollywood Reporter

The Fire Within You (Edoardo De Angelis)
“É exagerado, previsível e generosamente temperado com lágrimas. É capaz de provocar, vez ou outra, uma pontada de azia. Será que pode levar o prêmio principal? Deus nos livre, esperamos que não, pois é um ensopado borbulhante e indulgente de estereótipos nacionais.“
The Guardian (40/100)
“Vanessa Scalera entrega uma excelente atuação central, enquanto a direção de Edoardo De Angelis explora muito bem o clima de tensão familiar ao longo do filme. Diante de toda a preparação, o clímax acaba sendo um pouco decepcionante, com ou sem galinha simbólica.“
Next Best Picture (70/100)
“Não é apenas a comida que é tostada no confronto aos berros exagerado de Edoardo De Angelis, que faz invejar a cera que Odisseu tinha à mão para tapar os ouvidos de seus marinheiros. No caso dele, os sons eram de sereias, enquanto os personagens aqui fariam as harpias corarem, fazendo-as parecer quase melodiosas em comparação. Ambientado no apartamento de uma família na véspera de Natal e apresentando uma mãe tão monstruosa que nem os antigos gregos poderiam tê-la imaginado, só podemos especular que tipo de pressão o Festival de Veneza sofreu para colocá-lo na competição.“
Variety

